De acordo com monitoramento em tempo real da Celesc, cerca de 128 mil casas em Santa Catarina sofrem com falta de energia elétrica às 8h desta quarta-feira (10/8). Às 10h a quantidade aumentou para 177 mil.
A maior parte das interrupções de fornecimento de energia elétrica nesse momento é acidental, decorrente dos vendavais e fortes chuvas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical em Santa Catarina.
A cidade com maior quantidade de unidades consumidoras sem energia é Itajaí, com 84 casas sem luz, seguida de Florianópolis, 21,5 mil interrupções e Joinville, com 13 mil. Na Grande Florianópolis ainda há mais 2,4 mil casas sem luz em São José e Palhoça.
Praticamente todas as ocorrências de interrupção são causadas por objetos que atingem a rede elétrica com o vendaval, principalmente galhos. Em Coqueiros, em Florianópolis, uma placa publicitária tombou com o vento e atingiu os fios, prejudicando fornecimento na região.
As equipes de emergência atuam para repor a rede danificada e o número de casas sem energia elétrica varia rapidamente. Segundo a Celesc são 230 equipes estão em campo desde as primeiras ocorrências.
O ciclone, que provoca ventos de 90km/h em diversas regiões catarinenses, está se deslocando para o Norte do estado e deve, inclusive, chegar ao Paraná e ao litoral de São Paulo.
Notificação de falta de energia
Para registrar a falta de energia a Celesc orienta os consumidores que utilizem o aplicativo, telefone 08000 48 0196, site ou enviar SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.