Até o início da noite desta quarta-feira (30/11) eram 15 municípios ue haviam decretado emergência em Santa Catarina por causa do excesso de chuvas dos últimos dias. As cidades estão na região com mais precipitações, entre a Grande Florianópolis e o Planalto Norte.
Segundo informe da Defesa Civil estadual, os municípios de Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Joinville, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Timbó, Palhoça, Rancho Queimado, São José e Schroeder emitiram decretos de Situação de Emergência.
Já são contabilizados cerca de 180 desalojados e 13 desabrigados (situação mais crítica), sendo 8 em Rodeio e 5 em Guaramirim.
Grande Florianópolis
São José foi uma das cidades da Grande Florianópolis com situação de emergência declarada. Dados Defesa Civil estadual prefeitura apontam que choveu mais de 200mm na cidades desde sábado (26), situação similar nas cidades do entorno. O decreto, assinado pelo prefeito Orvino, busca agilizar ações do município na assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta para ajudar necessitados e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar assistência à população afetada.
Previsão
De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil, um sistema de baixa pressão segue atuando em Santa Catarina, mantendo o tempo encoberto, chuvoso e provocando pancadas de chuva e temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo a partir da tarde desta desta quarta-feira (30) principalmente nas áreas de divisa com o Paraná e em áreas do Oeste e Meio-Oeste.
Os acumulados previstos variam entre 70 e 150 mm, sendo que pontualmente os acumulados no período de vigência do aviso meteorológico podem superar os 200 mm, especialmente na Grande Florianópolis.