Embora ainda não esteja no dicionário, a palavra sororidade foi a quinta mais buscada pelos internautas no ambiente online em 2017. Mas, afinal, o que o termo representa e como aplicar no dia a dia? No 1º Encontro da Sororidade de Florianópolis, que acontece nesta quarta-feira (29/8), das 19h às 21h30, na CDL da Capital, mulheres com histórias inspiradoras mostram que, muito mais do que uma palavra ainda desconhecida, sororidade é transformação. No entanto, é preciso desde já transformar em ação.
“Até recentemente desconhecia o termo e me encantei com o propósito da empatia, apoio e união entre as mulheres em busca de objetivos em comum. No entanto, chamou a minha atenção o fato da sororidade ainda ser uma incógnita para a maioria, assim como era para mim”, conta a jornalista e palestrante Juliana Germann, idealizadora do evento.
Com o propósito de disseminar o conhecimento sobre a sororidade, a jornalista convidou cinco mulheres de diferentes segmentos para compartilharem as suas histórias. “Fiquei muito grata com o retorno carinhoso que tive dessas profissionais incríveis, exemplos de sororidade e que aceitaram de bom grado participar do evento”, comenta Juliana.
Na opinião da palestrante, existe uma forte associação do termo ao movimento feminista, mas sororidade deve ser aplicada no dia a dia por todas as mulheres, independente da ideologia, religião, classe social, idade ou partido político. “Sororidade tem relação com empatia, com o não julgamento prévio, com o fim da crença que somos rivais”, explica. “Eu fui muito apoiada por diferentes mulheres ao longo da minha trajetória e o mínimo que posso fazer é retribuir ajudando outras pessoas a entenderem que não precisamos estar em constante competição para ver quem é a melhor, mas sim, nos apoiarmos para que todas possam alcançar as suas metas”, afirma a jornalista.
A entrada é gratuita, mas pede-se a doação espontânea de 2kg de alimentos que serão entregues ao projeto Mulheres em Ação – Puff do Bem, na região do Brejaru, na Palhoça, que auxilia mulheres vítimas de violência ou em situação de risco. A inscrição deve ser feita pelo link.
Programação – 1º Encontro da Sororidade
Data: 29 de agosto (quarta-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Local: CDL de Florianópolis – R. Felipe Schmidt, 679 – Centro
19h00: Check-in
19h15: A Força Que Nos Move – Juliana Germann, jornalista e palestrante
19:30: Afinal, o que é sororidade? / Lirous K’yo, Defesa dos Direitos Humanos
19h50: Mulheres no Varejo / Sandra Leonardi, CDL de Florianópolis
20h10: Mulheres em Ação / Mara Rocha, coordenadora do Projeto Puff do Bem
20h30: Mulheres na Liderança / Juliana Simon, empresária
20h50: Mulheres na Política / Ana Blasi, advogada e ex-juíza TRE/SC
21h10: Mesa Redonda
21h30: Encerramento