21 municípios estão em situação crítica de abastecimento em SC

    mapa de sc com escala de cores mostrando situação dos municípios
    21 municípios catarinenses estão com situação hídrica crítica - Defesa Civil/Divulgação/CSC

    Dados do segundo boletim hidrometeorológico de SC voltado para o abastecimento público, divulgado nessa semana, têm destaque novamente para o tempo seco e predomínio de sol nessa primeira quinzena de abril.

    Além do município de São Joaquim, que já estava em situação crítica de abastecimento no primeiro boletim, entram também agora nessa condição Papanduva, Paulo Lopes, e Rio do Oeste.

    Nessas duas primeiras semanas de abril, 21 municípios catarinenses são considerados em situação crítica de abastecimento de água, enquanto 43 estão em alerta, como a Grande Florianópolis.

    Publicidade

    Conforme boletim, a situação é considerada crítica quando os mananciais utilizados para abastecimento estão afetados significativamente, cujas ações e intervenções de infraestrutura hídrica não estão sendo suficientes para minimizar os efeitos da estiagem no abastecimento.

    Segundo o governo do estado, os municípios cujas situações são críticas estão intensificando as medidas de emergência com a captação em mananciais alternativos, perfuração de poços, aumento no tempo de operação da estação de tratamento de água e manobras operacionais.

    O boletim é quinzenal e elaborado pela Defesa Civil.

    Publicidade
    COMPARTILHAR