A partir desta segunda-feira (27/2) as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz em mais municípios de Santa Catarina, especialmente na Grande Florianópolis.
As cidades beneficiadas nesse lote são Jaraguá do Sul, Palhoça, Biguaçu, Tijucas, São João Batista, Garopaba, Santo Amaro da Imperatriz, Nova Trento, Governador Celso Ramos, Canelinha, Alfredo Wagner, Antônio Carlos, Paulo Lopes, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Angelina, Major Gercino, Anitápolis, Leoberto Leal, Rancho Queimado e São Bonifácio.
Com a inclusão dessas 21 cidades de Santa Catarina, são 487 municípios em todo o país com a liberação da faixa de 3,5 GHz. As cidades, porém, precisam fazer suas regulamentações municipais para instalação de antenas da nova tecnologia.
Na capital o sinal do 5G está liberado desde agosto de 2022. Segundo painel de informações da Anatel, em São José o sinal também foi liberado, em 15 de dezembro. Algumas previsões apontam que para todo o estado o sinal completo será alcançado em 2029.