A Polícia Civil e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apreenderam 82 pássaros da fauna silvestre mantidos em cativeiro e expostos à venda sem autorização dos órgãos ambientais, em Florianópolis.
A operação aconteceu na terça-feira (19/5), no bairro Saco dos Limões. Segundo o delegado Felipe Brandão de Oliveira, houve denúncia anônima de que estaria ocorrendo comércio ilegal de aves através de redes sociais e que os pássaros eram mantidos em cativeiro, em um depósito de gás.
Ao chegar ao local, a equipe se deparou com 69 pássaros mantidos em cativeiro de forma ilegal, além de 11 botijões de gás e pequena quantidade de substância que aparentava ser maconha.
A equipe também avistou pássaros sem anilhas em duas residências vizinhas, tendo seguido até os locais e encontrado outros 13 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a autorização.
Os pássaros foram apreendidos e encaminhados para análise e destinação pelos IMA, que deverá aplicar multas aos proprietários dos pássaros.
150 aves resgatadas
As operações conjuntas ocorrem após assinatura de Termo de Cooperação Institucional entre IMA e Secretaria de Estado de Segurança Pública para a troca de informações e apoio técnico na fiscalização ambiental do estado.
Na última semana, por meio de operações em conjunto, a polícia e o IMA resgataram um total de 150 aves silvestres mantidas em cativeiro.
A primeira operação ocorreu na sexta-feira (15), em Palhoça. No local foram encontrados 25 pássaros que estavam em garrafões de água e caixas de leite, além de outras 63 aves que também eram mantidas de forma irregular.