A partir de agosto deste ano, Biguaçu receberá uma grande obra do setor elétrico. O município será a primeira de 28 cidades catarinenses a receber uma nova linha de transmissão. O objetivo é interligar o sistema elétrico de alta tensão das regiões do Planalto Serrano, Sul e Grande Florianópolis.
O prazo estimado para término das obras é agosto de 2020 e o investimento total será de R$ 1,265 bilhão, incluindo a construção de cinco trechos de linhas de transmissão que somam mais de 480 km de extensão. A linha que começará em Biguaçu, seguirá até o município de Siderópolis, com 149 km.
Na tarde da última sexta-feira (16/03), o prefeito Ramon Wollinger e o vice-prefeito Vilson Norberto Alves receberam técnicos do consórcio Aliança, responsável pela execução, formado pela Celesc Geração e a EDP Energias do Brasil. As empresas foram representadas pelo diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Ênio Andrade Branco, a assistente da diretoria, Vandirlene Vanessa da Rosa, o diretor da EDP, Vitor Hugo Alexandrino da Silva e Nelson Kazui Kano, do setor de meio ambiente.
Além de Biguaçu, a nova linha passará pelos municípios de Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Rio Fortuna, Braço do Norte, Grão Pará, Orleans, São Ludgero, Urussanga, Cocal do Sul, Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Urupema, Painel, Lages, Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Abdon Batista e Campos Novos.
“Estamos visitando os prefeitos de todos os municípios em que passará a nova linha, criando e estabelecendo um canal aberto para que as obras ocorram com o menor impacto possível”, explicou o diretor da Celesc, Enio Branco.
O prefeito Ramon destacou que “essa obra se trata de um projeto importante para Santa Catarina e para Biguaçu, pois cobramos constantemente da Celesc melhorias na rede que atende nossa cidade devido às quedas e falta de energia, havendo esse incremento com essa nova linha de transmissão que será construída, o município poderá contar com um sistema melhor e mais moderno”, finalizou.