Travessia de ônibus pela Hercílio Luz é adiada para 27 de janeiro

Início da passagem dos ônibus pela Ponte Hercílio Luz foi adiado pela prefeitura porque o governo do estado ainda faz obras complementares na estrutura

pista da ponte hercílio luz vista no meio, sem ninguém
Lucas Cervenka/CSC

Inicialmente planejada para 13 de janeiro, o início da travessia de ônibus pela Ponte Hercílio Luz foi adiado para 27/1. Segundo a Prefeitura de Florianópolis, responsável pelo uso viário da estrutura, o adiamento ocorre porque o governo estadual ainda faz obras complementares, como a retirada da treliça inferior que sustentava a ponte durante a reforma.

As obras, que já estavam planejadas, vão até março, prazo de conclusão da reforma e finalização do contrato com a empresa Teixeira Duarte. A reabertura, em 30 de dezembro, já deveria dar condições de uso para transportes na ponte. Agora prefeitura e governo do estado decidiram juntos em reunião nesta segunda-feira (6/1) sobre as possibilidades de tráfego. Segundo a prefeitura, o governo havia autorizado o cronograma inicial.

Segundo o governo, a remoção da sustentação provisória – que não está mais ligada à ponte – levará três semanas. Por questões de segurança o acesso de pedestres para visitação na estrutura está limitado à cabeceira insular nos horários entre 7h e 22h, para a remoção das treliças e novas pinturas “entre outras ações de finalização”, diz o governo.

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A calendário de abertura ao tráfego, divulgado pela prefeitura em dezembro, deve sofrer alteração total. A previsão é de que, a partir da primeira liberação, a cada 15 dias uma nova modalidade de transporte ou mais linhas de ônibus comecem a passar pela Hercílio Luz. As novas datas ainda serão divulgadas pela prefeitura. O cronograma prioriza os transportes de massa e o uso de carros particulares na ponte não tem preferência. A A travessia dos carros foi inicialmente prevista para agosto, mas somente ocorrerá se após meses de uso pelo transporte coletivo, caminhões e veículos de emergência na ponte, houver ainda capacidade de absorção de mais tráfego.

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