A Casan terminou o conserto da tubulação rompida em Palhoça às 13h30 desse sábado (25/1). A adutora de 800mm que liga o rio Vargem do Braço à estação de tratamento no flocodecantador no Morro dos Quadros se deslocou e rompeu.
De acordo com a companhia o abastecimento foi prejudicado em todos os bairros de São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça e da parte continental da capital, porque forçou o desligamento da rede como um todo. Em outra estimativa a Casan falou que apenas 30% das residências na Grande Florianópolis seria afetada. Já o sistema de notificação da Aresc (agência de regulação de serviços públicos de Santa Catarina) diz que todos os bairros de Florianópolis também foram afetados no abastecimento de água.
Como o retorno da água ocorre de forma gradativa, a Companhia fez solicitação para que a população da região metropolitana de Florianópolis usasse durante esse sábado somente o essencial de água até a completa normalização do sistema, o que deve ser à 0h de domingo.
Uma solicitação contínua da Casan é de que as pessoas aumentem a capacidade de armazenamento de água em suas casas, chegando a pelo menos 500 litros, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ou o suficiente para abastecer 200 litros/dia por morador. Assim, havendo necessidade de manutenções na rede de abastecimento ou unidade de captação, é possível continuar com água por um período de 24 horas.
A Casan ainda não divulgou o porque de a tubulação ter rompido. O local é próximo onde há dois anos e meio a companhia também teve de fazer um reparo emergencial na tubulação após um desliamento de terra.