Novamente a Serra Catarinense teve registro de geada durante o verão de 2020. Com temperaturas mínimas de 0,9ºC e 2ºC, Urupema e São Joaquim, respectivamente, tiveram a madrugada desta quinta-feira (27/2) fria e com formação de geada.
Em São Joaquim, há três quilômetros do Centro, no Vale Caminhos da Neve, a geada transformou a paisagem pela manhã, devido à presença de uma massa de ar fria sobre o estado.
Outros municípios também apresentam temperaturas completamente atípicas para a época nesta quinta. Em Lebon Regis a mínima foi de 2,3º C. Em Bom Jardim da Serra, 2,5º C. E em Fraiburgo os termômetros marcaram até 3,1º C.
Tendência para os próximos dias
De acordo com o serviço meteorológico da Epagri/Ciram, a tendência para 2 a 11 de março é que a massa de ar fria passe por Santa Catarina. No início do período, até o 6/3, a circulação marítima (ventos de leste trazendo umidade do mar) será frequente no litoral catarinense, favorecendo um tempo mais úmido, com chuva especialmente entre Florianópolis e o Litoral Norte. Nos dias seguintes, o sol volta a predominar no litoral. No interior do estado, a maior parte do período será marcada por um tempo mais seco.