Coronavírus: Estado monta centro de emergência e capital implanta protocolo inglês

    Dois primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em Florianópolis

    3 mil casos ativos: desenho reproduzindo a estrutura de um coronavírus, similar a um coral marinho
    Novo Coronavírus (Covid-19) se espalha rápido porque ninguém tem imunidade - OMS/Divulgação/CSC

    O Governo do Estado instalou nesta quinta-feira (12/3) um centro de operações de emergência para possível enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina. O grupo de trabalho ficará sediado no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), na Defesa Civil, em Capoeiras, Florianópolis, e tem o objetivo de monitorar a evolução dos casos suspeitos no Estado e preparar a rede estadual para atender possíveis pacientes.

    No momento há 67 casos suspeitos de coronavírus no estado sendo monitorados, conforme o boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta quinta. Os pacientes estão em cuidado domiciliar.

    Dois casos confirmados

    Na tarde desta quinta, a Secretaria de Saúde confirmou dois casos de coronavírus no estados. As duas pessoas são de Florianópolis e voltaram recentemente de viagens para os Estados Unidos e para a Holanda. As duas pessoas – um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos – estão em isolamento domiciliar. No Brasil são mais de 70 casos confirmados.

    Atendimento telefônico em Florianópolis
    Publicidade

    A Prefeitura de Florianópolis lança na próxima segunda-feira (16/3), um programa para atendimento pré-clínico via telefone e aplicativos, 24h por dia. Ao ligar para o número 0800, o morador da capital vai poder tirar dúvidas sobre o sistema de saúde, auto cuidados e até mesmo marcar consultas sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde. A implantação do serviço, que iniciou em 2017, foi acelerada com vistas aos possíveis casos de coronavírus na cidade.

    “Identificar um caso suspeito de Coronavírus sem que o paciente vá até uma unidade de saúde é o melhor dos cenários. Afinal, evita-se que o vírus se espalhe em uma unidade que já possui pessoas com fragilidade na sua imunidade aguardando por atendimento”, explica o médico Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis.

    O protocolo do sistema de saúde do Reino Unido, para casos de coronavírus, foi importado para Florianópolis, onde pede para que pacientes com gripe não se desloquem para unidades de saúde, mas sim liguem para o sistema de atendimento pré-clínico que já existe no Reino Unido. Assim será seguido também em Florianópolis. Se identificado um caso suspeito, imediatamente o profissional do “Alô, Saúde” vai comunicar a vigilância epidemiológica que fará o procedimento padrão.

    Informação no combate à doença

    Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.

    Ainda não há vacina ou medicação eficaz no combate à doença e, por isso, é importante reforçar medidas de prevenção:
    – Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
    – Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
    – Evitar contato próximo com pessoas doentes;
    – Ficar em casa quando estiver doente;
    – Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
    – Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

    Mais informações estão disponíveis em site específico sobre o tema.

    Publicidade
    COMPARTILHAR