Assembleia declara estado de calamidade pública em Santa Catarina

    Com o decreto, o governo está autorizado a remanejar o orçamento para poder tomar as medidas necessárias ao combate ao Sars-Cov-2

    plenário da alesc vazio
    Pela primeira vez na história, votação foi realizada de forma virtual, sem sessão em plenário - Agência AL/Divulgação/CSC

    A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta sexta-feira (20/3), por unanimidade, em sessão virtual, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 01.4/2020, que declara estado de calamidade pública no Estado de Santa Catarina, com efeitos até 31 de dezembro de 2020.

    É a primeira vez na história que o Poder Legislativo, por sua iniciativa, declara calamidade pública no Estado. Em ocasiões anteriores, a iniciativa sempre partiu do Poder Executivo.

    Com o decreto, o governo está autorizado a remanejar o orçamento para poder tomar as medidas necessárias ao combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2, causador da doença Covid-19). Em especial, está desobrigado de atingir as metas fiscais previstas em lei.

    Publicidade

    Isso significa que poderá gastar além dos limites impostos pela legislação para atender as emergências que estão surgindo. A medida é a mesma tomada pelo congresso em âmbito federal.

    + 40 casos de coronavírus em Santa Catarina

    + Secretário faz pedido pelo uso racional na água no período de quarentena

    + UFSC disponibiliza infraestrutura para combate à Covid-19

    No mesmo decreto, os deputados constituíram uma comissão, a ser composta por parlamentares titulares e suplentes, que se encarregará de fiscalizar a aplicação dos recursos pelo Poder Executivo. O secretário de Estado da Fazenda também deverá prestar contas ao Legislativo a cada dois meses.

    Segundo o decreto, todas as audiências e reuniões relativas ao combate ao coronavírus poderão ser realizadas virtualmente.

    Publicidade