A prefeitura de Florianópolis emitiu comunicado nesta quinta-feira (9/4) informando que nos próximos dias será publicado um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras de pano para toda população que acessa ou trabalha em algum serviço de atendimento ao público. A exceção serão serviços de saúde que exigem outro tipo de máscara.
+ Governo de SC torna obrigatório uso de máscaras por funcionários que atendem público
Segundo a prefeitura, a medida começará a ser exigida dentro de uma semana (provável em 16/4). O prazo foi estipulado para que os estabelecimentos consigam se adequar a norma.
A promessa é de que a partir da semana que vem todos os estabelecimentos que não cumprirem a determinação serão autuados e fechados pela Vigilância Sanitária da Cidade.
Florianópolis foi uma das primeiras cidades que adotou a medida da recomendação do uso de máscaras de pano. As estratégias adotadas pela cidade são baseadas em estudos científicos renomados que comprovaram a eficácia do uso de máscaras de pano para população em geral.
Nos supermercados em geral, porém, é difícil ver funcionários trabalhando de modo protegido, usando máscaras ou luvas. Em muitos há uma coação para que os funcionários não utilizem uma máscara, mesmo quando trazem os equipamentos de proteção individual por conta própria.