Cursos de geração de trabalho e renda em comunidades de SJ

Até o dia 26 de abril, os cursos vão abordar técnicas para as famílias que desejam complementar ou ter algum tipo de renda

Pessoas usando toucas de higiene sanitária em volta de uma bancada analisam alimentos
Cursos abordam técnicas para as famílias que desejam complementar a renda - Foto: PMSJ/Divulgação

A secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos de São José promove cursos de Geração de Trabalho e Renda no município. A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento PAC – Poligonal II – Potecas e, no mês de abril, atenderá as comunidades dos Loteamentos Vista Alegre, Vila Formosa, Benjamim e o Parque Residencial Potecas.

Nesta quinta-feira (12/4), o curso de massa para congelamento movimentou as comunidades na Paróquia São Francisco de Assis, em Forquilhinha. O grupo de 15 alunos recebeu dicas sobre o tempo de preparo de massas caseiras para o congelamento. O módulo prático já foi concluído e agora os integrantes participarão do módulo teórico.

A instrutora do Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) e nutricionista Pamella Pedrozo, ressaltou o desempenho dos alunos. “É gratificante trabalhar com o grupo, eles têm força de vontade, desempenho e estão sempre atentos às instruções”, pontua

Publicidade

Vanessa da Luz Lima, 23 anos, ficou feliz por participar do curso em que pode aprender dicas sobre o preparo de alimentos. Ela diz que pretende trabalhar na área, pois tem afinidade. “Para mim, é maravilhoso porque sempre gostei dessa área de alimentação, nesse momento estou sem serviço e é ótima essa oportunidade de aprender dicas para melhorar o meu trabalho”.

Cursos de estética e de alimentos

Até o dia 26 de abril, os cursos, que já estão com todas as vagas preenchidas, vão abordar técnicas para as famílias que desejam complementar ou ter algum tipo de renda. Para o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rodrigo de Andrade, a iniciativa é fundamental para o auxílio aos trabalhadores de São José.

“É uma geração de oportunidade para as pessoas, porque a maioria delas se encontra desempregada e está à procura de um emprego para que possa trazer uma renda para a família. Vejo que é importante essa iniciativa porque é a oportunidade das pessoas se sentirem valorizadas e aprenderem algo novo, para se especializarem e seguirem uma profissão”, destaca Rodrigo.

Os cursos realizados por meio do programa abordam técnicas de manicure, pedicure e iniciação em design de sobrancelhas, produção caseira de massas para congelamento e produção caseira de pães, biscoitos e salgados. As seleções dos participantes dos cursos foram feitas através da mobilização por meio de cartazes e folders distribuídos nas escolas, Centros de Educação Infantil e comércios locais nas comunidades atendidas pelo programa.

Um dos objetivos do Programa de Aceleração do Crescimento PAC, com os recursos do Governo Federal, é auxiliar as famílias de baixa renda do município, por meio de cursos para a Geração de Trabalho e Renda, com a finalidade de realizar ações de inclusão social.

Publicidade
COMPARTILHAR