O trânsito da Ponte Colombo Machado Salles, em Florianópolis, será desviado para a Pedro Ivo Campos a partir das 7h de sábado (27/6) até as 5h de segunda-feira (29). A medida faz parte do cronograma da obra de recuperação dos blocos das pontes da capital.
A reversão do fluxo será feita em duas faixas na Ponte Pedro Ivo, e, se necessário, será avaliada a utilização da Ponte Hercílio Luz. A operação será acompanhada pela Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar e Guarda Municipal.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, explica que o desvio é necessário para fazer as perfurações nos blocos da Colombo Salles (ilha-continente) e dar prosseguimento aos serviços de recuperação. “Optamos pelo desvio do trânsito como precaução em relação à segurança dos motoristas, pois os blocos precisam ser perfurados para que possam ser reforçados com as barras de aço especiais”, comenta.
O tratamento emergencial dos blocos será realizado com a técnica de reforço com barras dywidag (protensão com barras de aço especiais). Com as novas barras, a capacidade resistente de cada bloco será aumentada e as cargas atuantes na ponte serão transmitidas às estacas de fundação.
A obra de recuperação emergencial dos blocos das pontes iniciou no dia 1º de junho. As intervenções serão realizadas em três blocos em cada ponte, começando pela Colombo Salles. Na Pedro Ivo, as intervenções estão previstas para começar em agosto.