A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis proibiu a entrada dos ônibus da empresa Jotur na cidade a partir desta quinta-feira (25/6). Segundo a prefeitura a decisão foi tomada após a circulação de um vídeo gravado dentro de um dos ônibus mostrando o cobrador orientando os passageiros a burlarem as regras para o coletivo não ser impedido de entrar na capital.
Ainda conforme a prefeitura, as linhas só voltarão a operar em Florianópolis quando a Jotur, que opera as linhas de Palhoça par a capital, apresentar um planejamento que comprova que a oferta de frota é capaz de atender a demanda de usuários conforme o protocolo sanitário ao qual havia se comprometido a executar.
Após apresentação desse plano, será feita uma avaliação em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano.
+ Ônibus com excesso de passageiros são impedidos de entrar em Florianópolis
+ Passageira é multada por se recusar a usar máscara no ônibus
Jotur lamenta decisão de Florianópolis
Em nota, a empresa Jotur diz que lamenta o ocorrido registrado em vídeo na última segunda-feira (22), em um dos seus veículos, no primeiro dia do retorno das operações de transporte coletivo intermunicipal.
“Ainda em fase de ajustes, um dos funcionários da empresa recomenda a organização interna dos passageiros para se adequar ao decreto municipal de Florianópolis – que difere do estadual, onde não há impedimento na ocupação lado a lado dos assentos. A ocupação do ônibus em questão era inferior em número de passageiros exigida por ambos os decretos e a ponte a qual o funcionário se referia era a do rio Araújo, limite entre São José e Florianópolis”, diz a empresa.
Em relação à proibição da Prefeitura de Florianópolis, a empresa diz que está tomando as medidas cabíveis.