Com 796 inspeções no Centro de Florianópolis, o Floripa Se Liga Na Rede registra, em balanço atualizado nessa semana, taxa de 88% dos imóveis do bairro com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto.
Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, uma das irregularidades mais graves, considerada crime ambiental pela legislação em vigor, é encontrado em cerca de 10% das inspeções.
Os problemas sanitários mais comuns detectados pelo programa, repetindo-se em mais da metade dos imóveis inspecionados, estão relacionados à caixa de gordura, principalmente pela ausência do dispositivo, mas também pelo subdimensionamento ou inconformidade com as normas técnicas.
Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.
Outros bairros com inspeção
As equipes do Floripa Se Liga Na Rede encontram-se, além do Centro, em Ponta das Canas (Norte da Ilha), Lagoa da Conceição (Leste) e Coqueiros (Continente), com inspeções diárias nos três bairros. Os respectivos balanços serão divulgados ao longo desta e da próxima semana. O programa atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora.