Serviços meteorológicos estão apontando a probabilidade de ocorrência de neve em Santa Catarina nesta semana (de 17 a 21/8). A possibilidade é em decorrência da chegada de uma massa de ar polar ao estado (e toda à região sul), que derrubará ainda mais as temperaturas durantes os próximos dias, fazendo também com que chova mais.
A Metsul Meteorologia fez uma advertência sobre a enorme e muito intensa massa de ar polar, que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. A queda da temperatura será entre quinta e sexta-feira em Santa Catarina.
A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades. Segundo a Metsul, todos os modelos numéricos consultados apontam neve entre quinta-feira e sábado.
“O que chama atenção, porém, é que diversos modelos e em diversas rodadas de hoje e dos últimos dias indicaram que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas”, relata a Metsul.
Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura estará em declínio acentuado durante a semana, com a chegada dessa intensa massa de ar frio de origem polar, frio intenso com condição de neve no Planalto Sul na noite de quinta. Essa condição estende-se para as áreas altas catarinenses (acima de 700/800 m) do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte na sexta-feira, com chance de acumulo significativo especialmente no Planalto Sul.