A movimentação de campanha dos candidatos em São José

A primeira semana de campanha para a prefeitura de São José passou, e os nove candidatos a prefeito fazem suas movimentações e articulações, tanto na rua e, principalmente, na internet, onde expõem em suas redes sociais suas ideias, propostas e debates sobre a cidade. Semanalmente, o Correio SC vai divulgar os destaques da semana de campanha de cada um.

Fernando Anselmo

A primeira semana de campanha política foi de muita movimentação, reuniões e contato com o eleitor para o candidato Fernando Anselmo (PSL) e o vice Hélio Costa Júnior (Podemos). Durante toda a semana, Fernando e Hélio Júnior se encontraram com lideranças de diferentes bairros, como Forquilhas, Barreiros, Roçado, Centro Histórico, Campinas, Real Parque, dentre outros. Os candidatos ainda gravaram programas e vídeos para a rádio, TV e redes sociais, e contaram com o apoio do Deputado Federal mais votado em São José e em Santa Catarina, Hélio Costa. “Em quarenta anos de vida aqui em São José vi a cidade se transformar. As mudanças que vi nem sempre foram para melhor”, diz o candidato do PSL em vídeo nas suas redes. Anselmo acrescenta que problemas de mobilidade, abandono de obras e questão dos andarilhos “estão na nossa porta”. Ele destaca que além da motivação para melhorar a cidade, sua experiência como advogado, microempreendedor e gestor público o credenciam para entregar mais realizações para São José.

hélio e fernando se cumprimentam firme olhando para a foto; estão sentados em poltronas lado a lado dentro de uma grande sala
Fernando Anselmo em gravação com o deputado (à esq.) Hélio Costa – Divulgação/CSC
Luizinho

Na primeira semana de campanha eleitoral, o candidato a prefeito de São José, Luizinho da Regional (PSDB), e o candidato a vice-prefeito, Peduca (PP), ditaram o ritmo das ações iniciais da coligação São José Mais Forte. Representantes do slogan “Do povo, para o povo”, Luizinho, Peduca e os candidatos a vereadores da chapa, visitaram 13 bairros, onde ouviram as reinvindicações dos moradores e apresentaram o plano de governo com propostas de melhorias para cada ponto percorrido através da “Kombi do Luizinho”. Os bairros visitados foram: Kobrasol, Campinas, Forquilhinhas, Areias, Fazenda Santo Antônio, Potecas, Bela Vista, Loteamento Lisboa, Barreiros, Roçado, Picadas do Sul, Jardim Pinheiros e Dona Zenaide. Nesse sábado (3/10) também fizeram um “adesivaço”, na Beira-Mar de São José, com vereadores da coligação e apoiadores. Motivados pelo grande apoio dos josefenses, Luizinho e Peduca caminham para a segunda semana de campanha, com muita energia e disposição na construção de uma São José Mais Forte.

luizinho olha pra câmera de máscara em cima de um cavalo; ao lado peduca de máscara olha a para a câmera e aponta para o candidato
Luizinho e Peduca percorrem o município apresentando as propostas – Divulgação/CSC
Clonny
Publicidade

Faltando menos de 45 dias para as eleições, os candidatos do PL a prefeito Clonny Capistrano e o vice sargento Canossi, estão firmes na campanha. Com o mote “vamos conversar?” os liberais têm dialogado com os josefenses sobre os desafios da cidade, sobretudo mobilidade urbana e transporte coletivo. “Serei o prefeito que vai trazer soluções para o trânsito da cidade, a exemplo da Beira-mar de Barreiros e da avenida Beira-rio em Forquilhas. Ninguém vai de um lado para o outro do estado sem passar por São José e resolver o problema da mobilidade é oferecer qualidade de vida”, diz Clonny. “Eu sou o candidato do senador Jorginho Mello, que tem ligação direta com a Presidência da República e já se colocou à disposição para apoiar São José nas questões envolvendo a esfera federal”, acrescenta o candidato do PL.

canossi e clonny em pé conversando e apontando para um lado na praça do centro histórico de são josé
Canossi e Clonny debatem questões de mobilidade em São José – Divulgação/CSC
Moacir

Data oficial do aniversário de Moacir da Silva (que nasceu no dia 29 de setembro, mas foi registrado em 3 de outubro), o sábado foi dia de carreata no distrito natal do candidato pedetista ao Executivo de São José. Centenas de apoiadores seguiram o pedetista em comboio e os veículos tomaram as ruas da Colônia Santana, passando também pelo Sertão do Maruim. De manhã houve adesivaço na Avenida Beira-Mar São José. “Temos 45 dias para mostrar aos josefeses o projeto de cidade que nós temos, uma São José que é melhor pra todos e que é possível. Eu ganhei o melhor de todos os presentes. Mesmo num dia de muito vento e frio os dois eventos foram sucesso absoluto”, declarou Moacir. Em suas redes, o candidato também publicou vídeo a respeito de seu trabalho no Instituto São José, onde trabalhou por 20 anos.

moacir de máscara faz sinal de positivo para a câmera com a mão em cima de sua foto em adesivo em carro
Moacir juntou grande movimentação em carreata na Colônia Santana – Divulgação/CSC
Thiago Paulo

Para o Novo, a primeira de semana foi gratificante. Praticamente 15 horas de trabalho todos os dias, percorrendo os bairros de São José, reunindo líderes em suas áreas, sejam empresários, prestadores de serviço ou líderes comunitários. “Na essência, ouvimos a mesma coisa: Que a prefeitura de São José mais atrapalha do que ajuda e que se ela não atrapalhasse já ajudaria muito. Apresentamos propostas com base em nosso plano de governo de 111 páginas e mostramos nossa diferença perante os demais candidatos”, informa o partido. Thiago Paulo também falou um pouco mais de seu perfil e qualidades de gestor: “Contar com experiência na área de gestão é um dos requisitos para um bom administrador, seja este do setor público ou privado. Continuo sendo consultor de planejamento financeiro. Essa experiência contribuiu para a minha decisão de me candidatar a prefeito de São José”, diz o candidato.

thiago sobe uma rua a pé usando máscara e camisa do partido ao lado de outras pessoas também com camisa laranja do partido; bairro ao fundo
Thiago Paulo percorreu ruas de São José foi na comunidade do Contestado conversar com a população – Divulgação/CSC
Salum

O candidato do Patriota, Roberto Salum, fez uma live para responder e comentar suas propostas para os 27 bairros de São José. Ele também recusou o fundo eleitoral. Algumas de suas propostas para a cidade são as obras da Av. Beiramar de Barreiros, um projeto que além de desafogar o trânsito caótico que ocorre na Av Leoberto Leal traria junto um local de lazer, avalia Salum. Em suas redes, o candidato também destacou datas como o dia internacional do idoso, o dia do vendedor, o dia da natureza e a causa animal, em defesa da não violência.

foto de salum com dizeres: "outubro rosa, vista essa causa"; há dois laços rosas, um ao lado da inscrição, outro colocado em sua lapela
Salum também aderiu à campanha do Outubro Rosa – Divulgação/CSC
Antônio Lemos

Em suas redes sociais, o candidato do Republicanos, Antônio Lemos destacou que está andando por todos os cantos de São José. “Para mim, isso é ser político, é estar na rua com as pessoas, é poder escutar as suas reclamações e poder ver o estado deplorável em que as nossas comunidades se encontram! Eu não acredito em uma política feita dentro dos gabinetes, com ar condicionado e água gelada. Eu não acredito nesta São José de puro marketing que tentam nos enfiar goela abaixo. Eu acredito no que os cidadãos me contam, eu acredito no que os meus olhos vêem, eu acredito que posso ser a voz de muitas pessoas! E você, acredita que São José está perfeita, acredita na politicagem de anos e anos? Nós, juntos, iremos construir a São José dos nossos sonhos. Iremos construir a São José que as nossas famílias merecem.”, disse o candidato em suas redes.

sete pessoas posam para a foto, entre homens e mulheres; lemos no meio, de máscara; eles estão em uma varanda e há casas ao fundo
Lemos (ao centro) visita as comunidades em São José para ver a situação e apresentar suas propostas – Divulgação/CSC
Orvino

O candidato do PSD recebeu o apoio da atual prefeita de São José, Adeliana Dal Pont. “Nossa campanha começa a ganhar as ruas de São José! Neste sábado, teve distribuição do material gráfico para os candidatos a vereador pela nossa coligação, na sede do comitê, em Barreiros. A prefeita Adeliana Dal Pont veio trazer seu apoio a mim e ao candidato a vice-prefeito, Michel Schlemper”, anuncio Orvino em suas redes, agradecendo o apoio. Orvino também declarou que atua há mais de 40 anos como político, sem problemas judiciais: “Tenho 10 mandatos consecutivos como vereador – e não respondo nenhum processo! Tem gente que chegou ontem na vida pública, e já está envolvida em suspeitas de corrupção até o pescoço. Eu sempre digo que os princípios, os valores, você traz de casa, da família. Valores que, desde muito cedo, me motivaram a fazer sempre a coisa correta e a trabalhar por uma São José melhor”.

orvino, adeliana e michel posam para a foto, todos de máscara; adeliana no meio segura banner de campanha com as duas mãos; orvino e michel cada um faz o cinco com a mão
Orvino e Michel receberam o apoio à candidatura da atual prefeita de São José, Adelina Dal Pont (PSD) – Divulgação/CSC
Ary Martins

Ary Martins, candidato do PT, lançou na página do partido alguns pilares de sua campanha, orientada pelo diretório nacional. Chamado de Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil, o documento faz um diagnóstico, propõe medidas emergenciais e propostas para o futuro. “Nos anos em que estivemos no governo, geramos emprego e renda, uma grande rede de proteção social e lutamos sempre pela soberania nacional”, informa a publicação. “O PT é a maior força de oposição no país e em São José contra os projetos de retirada de direitos dos trabalhadores, de precarização e desmonte dos serviços públicos e de entrega das nossas riquezas”, acrescenta o candidato em suas redes.

close em ary sorridente que olha para o lado; ele usa uma camisa polo bordô
Ary Cândido Martins é presidente da sigla petista em São José e foi escolhido para a disputa da prefeitura – Divulgação/CSC
Publicidade