A pandemia desencadeou novos hábitos, comportamentos e necessidades, principalmente por conta do isolamento social. Ao passarem mais tempo em casa, as pessoas passaram a usar mais seus eletrônicos, bem como começaram a ver melhorias que poderiam ser feitas. Consequentemente, a demanda por serviços que envolvem reparos de aparelhos de uso pessoal/doméstico, reformas de pequeno a médio porte e até mesmo mudanças residenciais aumentou, é o que aponta uma pesquisa do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que listou os profissionais mais demandados entre março e setembro em Santa Catarina.
Entre os mais de 500 tipos de serviços oferecidos pelos profissionais cadastrados, o pedreiro foi o mais demandado em Santa Catarina, somando mais de 3.293 solicitações entre março e setembro deste ano. A segunda e terceira posições são ocupadas, respectivamente, por profissionais que realizam mudanças e carretos (3.077 pedidos) e diaristas (2.929 pedidos). Em quarto lugar, com 2.261 solicitações, está o técnico de celular.
De acordo com Eduardo L’Hotellier, fundador do GetNinjas, o aumento na demanda por profissionais como pedreiro, montadores de móveis e eletricista é uma consequência direta da pandemia. “Por conta da reclusão e de adaptações como o home office e estudos remotos, as pessoas começaram a buscar melhorias em casa para terem mais conforto, seja para fins de lazer ou trabalho. Elas passaram a notar que os cômodos não eram tão funcionais e problemas que antes eram facilmente esquecidos na correria do dia a dia se tornaram inadiáveis”, analisa. Para o empreendedor, situação semelhante impulsionou a busca por profissionais de assistência técnica, pois o trabalho, estudo remoto e ligações familiares por vídeo chamada exigiram mais uso e desempenho de smartphones, por exemplo.
Profissionais mais solicitados em SC
Pedreiro (3.293 solicitações)
Mudanças e carretos (3.077 solicitações)
Diarista (2.929 solicitações)
Técnico de celular (2.261 solicitações)
Técnico de televisão (2.250 solicitações)
Encanador (2.023 solicitações)
Montador de móveis (1.948 solicitações)
Eletricista (1.895 solicitações)
Técnico de geladeira e freezer (1.796 solicitações)
Técnico de lava roupa (1.777 solicitações)
20% de informalidade
De acordo com dados do IBGE, Santa Catarina registrou taxa de desocupação de 8,2% da força de trabalho em agosto, uma das menores do país. A informalidade é condição de trabalho de cerca de 20,3% das pessoas ocupadas no estado. No Brasil essa taxa é próxima a 34%. Outras profissões informais bastante demandadas no período são os entregadores e motoristas.