Homem de 69 anos morre afogado na Praia do Santinho

    Por volta das 15h30min deste sábado (7/11) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis, foi acionado para o atendimento de um possível afogamento, grau 06, no Centro da Praia do Santinho.

    Uma testemunha que passava pelo local informou que um homem, de 69 anos, entrou na água, porém o mar estava agitado, com fortes correntes de retorno e ondas de aproximadamente 1 metro. Ao perceber que a vítima estava se afogando, a testemunha prontamente entrou no mar e retirou o homem, que já estava inconsciente.

    Após ser retirado da água, o primeiro guarda-vidas da praia do Santinho chegou até o local, confirmou o afogamento de grau 06 e iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP). Além disso, mais um guarda-vidas civil, o bombeiro militar ronda de praia, além da equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU) estiveram na cena, para tentar salvar a vítima. A aeronave Arcanjo 01 também foi acionada, com a utilização da equipe médica.

    Publicidade

    Por mais de 1h20min de manobras de RCP e demais técnicas, a equipe médica da aeronave declarou óbito no local. A vítima morava em Florianópolis há 2 meses e era natura de Brasília.

    O homem estava há 650 metros de distância do posto de guarda-vidas. A indicação do CBMSC é que os banhistas fiquem cerca de 200 metros do posto de guarda-vidas.

    Em Canajure também foi registrado o óbito de um homem que escorregou nas pedras do costão e caiu.

    Orientações dos bombeiros

    Os bombeiros salientam que este afogamento poderia ser evitado neste caso:
    – a população deve se banhar apenas próximo de um local protegido por guarda-vidas;
    – ter atenção com as condições do mar, em cima de cada posto de guarda-vidas há uma bandeira de sinalização que indica os riscos: *a bandeira vermelha* indica um *ALTO RISCO* de afogamento, a *amarela* um *médio risco* de afogamento e a *verde* um *baixo risco* de afogamento;
    – evitar entrar no mar nas áreas marcadas na faixa de areia por bandeiras vermelhas;
    – ficar atento às orientações dos guarda-vidas;
    – procurar um guarda-vidas em caso de dúvidas, antes de entrar na água;

    Publicidade
    COMPARTILHAR