Nesta sexta-feira (13/11) as campanhas de multivacinação e vacinação à Poliomielite. As campanhas nacionais foram estendidas por conta da baixa procura em todo o país.
Até segunda-feira, 73,18% pessoas do público-alvo (cerca de 250 mil) tinham tomado as gotinhas. A meta em Santa Catarina é vacinar 342.825 crianças. De acordo com o Ministério da Saúde a meta é vacinar, ao menos, 95% da população.
A campanha de vacinação contra a Poliomielite é destinada para crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação é destinada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).
As vacinas oferecidas durante as campanhas são as mesmas do calendário básico de vacinação 2020 da criança e do adolescente.
Poliomielite
O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para que o Brasil continue livre da doença.