Concessionária faz melhorias na BR 101 Sul e prevê pedágios em março

    Contrato assinado em agosto também transferiu à CCR ViaCosteira o pagamento da conta de luz da Ponte Anita Garibaldi

    A CCR Via Costeira, nome da concessionária que agora administra o trecho sul da BR 101 em Santa Catarin, está trabalhando nas melhorias para iniciar efetivamente a operação.

    Segundo a concessionária, mais de 150 pontes e viadutos já foram revitalizados, entre eles a Ponte Anita Garibaldi, localizada em Laguna. A partir da assinatura do contrato, ocorrida em agosto, a administração, iluminação e custos da Ponte Anita Garibaldi passaram à responsabilidade da CCR, porém a transferência de titularidade ainda está em processo e é necessário que esteja no nome da ViaCosteira para os pagamentos da conta de luz da estrutura serem realizados.

    A iluminação “normal” e a pintura da ponte já foram revitalizadas, já a iluminação cênica está passando por revisões através de estudos e conferências da situação.

    Obras da CCR ViaCosteira avançam na BR 101
    Melhorias na rodovia incluem acessos, sinalização e monitoramento – CCR/Divulgação/CSC
    Quatro pedágios
    Publicidade

    A instalação das quatro praças de pedágio, com custo inicial de R$ 1,97 cada, será no km 298,6 (Laguna), km 344,7 (Tubarão), km 404,5 (Araranguá) e km 457,5 (São João do Sul), com previsão do início de cobrança para março de 2021. Segundo a CCR a cobrança só será realizada mediante a conclusão de 50% das melhorias e obras previstas para a rodovia. Os processos e conclusões precisam ser aprovados pela ANTT.

    Por conta de todas essas obras e manutenção, os motoristas devem redobrar a atenção, reduzindo a velocidade e respeitando a sinalização, pois pode haver interdição de pista entre às 7h e às 18h.

    O projeto tem previsão de investimento em torno de R$ 4,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, tendo como principais obras a construção de 98,3 quilômetros de faixas adicionais, 70,3 quilômetros de vias marginais, 18 passarelas, 42 retornos, renovação de 31 acessos e nova iluminação ao longo do percurso. No total, serão aproximadamente 3,7 mil empregos (ainda com vagas).

    Publicidade