São José ultrapassou a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% as crianças de 1 ano até menores de 5 anos contra a poliomielite. Com uma série de estratégias planejadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, São José alcançou 100,56% do público-alvo da campanha, mesmo com a pandemia da Covid-19.
Ao todo, foram aplicadas 11.013 doses de vacina contra a poliomielite no município. A campanha do Ministério da Saúde foi encerrada nacionalmente no dia 30 de novembro, depois de duas prorrogações. “Com esses resultados, São José foi o único município com mais de 100 mil habitantes a atingir a meta em Santa Catarina. A cobertura vacinal no Estado ficou em 85,57% e no país em 69,68%”, detalha a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Iula Luana Bastos.
Entre as estratégias adotadas, foi feita uma ação conjunta entre a Diretoria de Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica para garantir que fossem seguidos os protocolos de prevenção à Covid-19. Para garantir a segurança da comunidade e dos profissionais de Saúde, a vacinação foi feita por agendamento nas unidades de saúde.
A gerente de Imunização reforça que, mesmo com todos os esforços para enfrentamento ao novo Coronavírus, as ações de combate a outras doenças imonupreveníveis seguem regularmente, como febre amarela, sarampo e rubéola. A atualização do calendário vacinal, inclusive, continua sendo realizada nas unidades de saúde mediante agendamento.