Alerta máximo
Todas as 16 regiões de Santa Catarina estão no vermelho, classificação de risco gravíssimo à Covid-19. A atualização da matriz de risco foi divulgada pelo governo do estado nesta quarta-feira (22).
O cenário é de piora no quadro da pandemia em relação à semana passada, quando a região de Xanxerê era a única classificada na faixa laranja (risco grave).
Com relação à capacidade de atendimento que leva em conta a taxa de ocupação de UTI, somente as regiões do Extremo Oeste e Xanxerê estão em nível grave, todas as outras estão em vermelho. Ainda de acordo com a matriz, houve novo aumento na transmissibilidade em mais da metade das regiões, deixando-as em nível gravíssimo, enquanto na última matriz apenas as regiões Nordeste e Meio Oeste estavam nesse nível.
Em relação às mortes também houve aumento no número de regiões no alerta máximo, sendo que as que estão com os números mais preocupantes são o Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Foz do rio Itajaí Laguna e Serra Catarinense.
Desde 18 de dezembro, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 15.081 novos casos e 184 mortes causadas pela Covid-19.