A Secretaria Municipal de Educação de Palhoça definiu o calendário escolar para o ano letivo de 2021, com definição da volta dos estudantes às salas de aula, incluindo a opção de atividades remotas. A data para o retorno das aulas é 17 de fevereiro, no turno vespertino.
O currículo escolar prevê atividades híbridas, permitindo o retorno de crianças e adolescentes às salas de aula, na forma presencial, seguindo regras sanitárias, ou buscando o caminho da interação de forma remota. Essa opção poderá ser adotada a critério dos pais e/ou responsáveis, se preferirem manter o distanciamento social.
+ Calendário escolar estadual prevê início das aulas em 18 de fevereiro
A definição da data de retorno de atividades curriculares de forma presencial, nas escolas da rede municipal de ensino de Palhoça, ocorreu após reunião convocada pelo prefeito, Eduardo Freccia, envolvendo membros da Secretaria Municipal de Educação.
Os alunos cujos pais optarem pelo ensino presencial vão ter aulas normalmente, respeitando o distanciamento de 1,5 m e a capacidade de 50% na sala de aula. “Vamos manter todos os protocolos de segurança, conforme determina a lei, para que tenhamos total segurança nesse retorno, até que ultrapassemos esse período da pandemia”, disse Freccia.
Segundo a secretária de Educação, Shirley Nobre Scharf, para manter o distanciamento, se uma turma somar mais alunos do que a capacidade da sala, então serão criados dois grupos. A orientação é que em uma semana um grupo participe das atividades presenciais e na outra a segunda turma permaneça na sala. O grupo que não estiver na sala, participará das atividades de forma remota.
Sobre as matrículas
Para as crianças de 0 a 5 anos, que frequentarão os centros de educação infantil, a matrícula pode ser efetuada através do Portal do Cidadão / Palhoça, ou na creche mais próxima da residência dos pais e/ou responsáveis. A Secretaria de Educação informa que serão disponibilizadas 1.500 novas vagas.
Para o ensino fundamental, as inscrições serão disponibilizadas no período de 5 a 8 de fevereiro, no portal da Prefeitura de Palhoça ou na secretaria da escola pretendida.