Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atendeu oito ocorrências de homicídio ou tentativas de homicídio, além de um confronto entre a guarnição e suspeito de tráfico. Os fatos ocorreram no último fim de semana e na sexta-feira (15/1). A PMSC registrou cinco mortes por arma de fogo e golpes de faca neste período.
Na sexta-feira, por volta das 18h40, ocorreu a tentativa de homicídio contra dois homens, de 24 e 34 anos, em Correia Pinto. Eles estavam em um bar quando houve um desentendimento e foram alvejados por disparos de arma de fogo na região do abdômen. Os autores, três homens de 61, 50 e 23 anos, fugiram do local em um veículo de cor escura. As vítimas foram encaminhadas ao hospital em estado grave. No mesmo dia, às 18h15, em Balneário Camboriú, a guarnição da PM recebeu uma informação de tráfico de drogas no bairro Barra. No local, ocorreu a abordagem de quatro homens, um deles fugiu e foi morto pela polícia após sacar uma pistola calibre. 380, segundo os policiais.
No sábado, um homem de 52 anos foi encontrado morto sem as vestes por populares, em Curitibanos. O autor, de 28 anos, foi localizado em sua residência e relatou que a motivação seria um desentendimento em um bar. Em Joinville, a PM atendeu uma ocorrência de um homem ensanguentado em via pública. No local, foi constatado o óbito da vítima de 28 anos e não há informações sobre motivação ou suspeitos.
No domingo, ocorreram tentativas de homicídio em Palhoça e Itajaí. Um homem de 20 anos e uma mulher de 64 foram agredidos com golpes de faca na rua São Matheus, em Palhoça. A agressão após uma discussão com o autor, que fugiu do local. Em Itajaí, um homem de 41 anos foi alvejado por disparos de arma de fogo e encaminhado ao hospital. A autoria é desconhecida e a motivação indica que a vítima teria roubado uma motocicleta.
Ainda no domingo, um homem foi morto em Itajaí com três disparos que atingiram tórax, cabeça e ombro. Não há informações de motivação ou autoria da ocorrência. Em Lages, três homens chegaram ao local da ocorrência perguntando pela vítima. O homem foi atingido por um tiro no olho, foi atendido pelo SAMU mas veio a óbito. Já em Curitibanos, uma mulher de 33 anos foi morta por golpes de facão na cabeça. A autoria e a motivação são desconhecidas.