Em assembleia na manhã desta quarta-feira (27/1), os servidores da Comcap votaram pela continuidade da greve, iniciada na semana passada. Ainda hoje, eles fazem passeatas pelas ruas do centro e na ponte. Na tarde de ontem, a câmara dos vereadores de Florianópolis aprovou o pacote de reformas que atinge a companhia.
Ao Correio, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintasem) informa que não houve nenhuma proposta da prefeitura pelo fim da greve da Comcap, que vai continuar depois de uma votação dos trabalhadores. Eles ainda esperam que o projeto seja retirado e que ocorra a abertura de uma mesa de negociação com a prefeitura.
Aprovado na câmara, o projeto chamado pela prefeitura de “direitos iguais”, por equiparar os funcionários da empresa pública com outros da prefeitura, corta benefícios dos funcionários da Comcap. Além disso, a retirada da cláusula de exclusividade da autarquia na coleta de lixo abre caminho para a terceirização do serviço. Foram 13 votos a favor do projeto, 8 contra, uma abstenção e uma ausência.
Coleta da terceirizada
Enquanto isso, a prefeitura foca em coletar o lixo com uma empresa terceirizada, que cobre alguns pontos da cidade. Nesta quarta-feira o roteiro da coleta de lixo convencional realizada por uma empresa contratada emergencialmente inclui as comunidades do Maciço do Morro da Cruz, na região central de Florianópolis.