Emergência pediátrica do Hospital Regional dará lugar a leitos de UTI Covid

    Mudança é temporária por conta da alta ocupação de leitos Covid em demais hospitais da Grande Florianópolis

    A Secretaria de Saúde estadual fechou temporariamente o serviço de emergência pediátrica do Hospital Regional de São José. A mudança será para abrir leitos de UTI para tratamento de pacientes de Covid-19, uma vez que os casos e a ocupação dos hospitais da região têm crescido nas últimas semanas.

    De acordo com a secretaria, a mudança iniciou na terça-feira (16/2) e será concluída na segunda, com a implementação de doze novos leitos de UTI Covid-19 no Hospital Homero de Miranda Gomes, com a utilização da rede de oxigêncio que servia à ala infantil.

    A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que as famílias com crianças que precisem de atendimento não vão ao Hospital Regional, mas se dirijam aos postos de saúde do município. Os casos de maior gravidade devem ser direcionados aos Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

    Publicidade

    Quando as taxas de ocupação se normalizarem, a SES pretende reabrir os atendimentos de baixa complexidade da área de pediatria.

    Atualmente a região metropolitana de Florianópolis tem mais de 3 mil casos ativos e ocupação dos hospitais acima de 86%. O Hospital Florianópolos, referência para tratamento de Covid, opera constantemente com lotação dos leitos de UTI Covid.

    Mulher morreu sem vaga

    Nessa sexta-feira (19), uma mulher teria morrido em casa pela Covid após não conseguir vaga em hospital para tratamento. A família afirma que Nara Regina Rosa, de 41 anos, tinha problema pulmonar e no domingo testou positivo para o coronavírus. Nessa semana tentatam internação no Hospital Florianópolis, mas, como estava lotado, teria voltado para casa para seguir tratamento. Ela morreu em casa junto à família.

    Publicidade