A concessionária Arteris, controladora da Autopista Litoral Sul, inicia nesta segunda-feira (22) as obras da terceira faixa em um trecho de 15 quilômetros da BR-101 na Grande Florianópolis, sentido Norte, entre Palhoça e São José. A construção começa em Palhoça, por conta de uma ação civil pública movida pela prefeitura.
De acordo com as estimativas da concessionária, a obra levará um ano e terá custo de R$ 48 milhões, que deverá se refletir na tarifa de pedágio. A terceira faixa vai iniciar no km 215,7, logo após a ponte sobre o Rio Passa Vinte, nas proximidades do acesso à Praça das Bandeiras, e vai terminar no km 200,4, no bairro Serraria, em São José. Para evitar transtornos ao trânsito, os trabalhos com interferência na rodovia serão realizados exclusivamente em período noturno, das 22h às 5h.
A faixa adicional, que tomará o acostamento – hoje já liberado em alguns trechos do sentido norte, tem promessa de ampliar a capacidade e melhorar segurança e fluidez viária da BR 101 na Grande Florianópolis. A obra consiste em uma adequação estrutural do acostamento existente para a implantação de nova faixa, aplicação de nova camada asfáltica, correções de geometria do traçado e correção e ampliação de 23 acessos às marginais
“Enquanto o Contorno Viário não ficar pronto, a construção dessa terceira pista será fundamental para melhorar o fluxo do trânsito em Palhoça”, avalia o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.