CRAS Areias recebe as famílias da região com Festa Julina

crianças vestidas de jeca brincam de jogar argola em um salão com algumas cadeiras dispostas
Objetivo do evento foi aproximar e fortalecer o convívio dos moradores, além de proporcionar momentos de alegria e entretenimento na comunidade - Foto: Secom/PMSJ/Divulgação

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Areias recebeu as famílias da região, na tarde da última sexta-feira (20), com uma típica festa julina. No local, os moradores se divertiram com as brincadeiras, comidas típicas, música e dança, além de espaços para oportunidades de trabalho. O objetivo foi proporcionar momentos de alegria e entretenimento para a comunidade, celebrando o primeiro ano do projeto CRAS Cultural.

Segundo a coordenadora do CRAS Areias, Jéssica Miolla Soares, a festa julina faz parte da programação de eventos que a unidade realiza ao longo do ano, com objetivo de aproximar e fortalecer o convívio entre as famílias e moradores. “Esse evento faz parte do projeto CRAS Cultural, que completou um ano e visa dar acesso às famílias da abrangência do CRAS a atividades de lazer e cultura”, assinala Jéssica.

A coordenadora explica que o projeto é realizado sempre na última semana do mês, com alguma intervenção voltada para o lazer e a cultura. “Já visitamos o Centro Histórico com o projeto Conhecer São José, a Oficina de Olaria, o Jardim Botânico e realizamos sessão de cinema. Começamos com uma festa julina e já fizemos diversas ações, sempre em parceria com as secretarias da Prefeitura de São José. Sendo o CRAS o lugar de prevenção e acesso à cidadania e aos direitos, o lazer e acultura é algo que devemos trabalhar. E tem sido muito bacana receber o retorno do serviço que a gente presta”, afirma Jéssica.

Publicidade

No espaço enfeitado com bandeirinhas e balões de São João, as famílias puderam se divertir com a realização de brincadeiras típicas como pescaria, boca do palhaço, argolas e brindes para as crianças. As brincadeiras foram conduzidas pela animadora Maria Eduarda de Fragas, da Mari Recreações, que se disponibilizou voluntariamente a participar do evento. No salão, todos puderam dançar quadrilha, curtir a música e participar de outras atividades que foram desenvolvidas no local.

“O espaço é um ambiente legal para a gente interagir, já que a interação é algo importante. Participo há pouco tempo das atividades, mas o atendimento é muito bom”, disse Ana Carolina Souza de Oliveira, 27 anos, que trouxe a filha Sarah Penellope Souza Wegner, 2 anos para participar da festa.

Na ocasião, a equipe do CRAS contou a história da festa junina para reforçar a tradição trazida pelos portugueses ao Brasil e, que ao longo dos anos, recebeu modificações que enriqueceram a comemoração durante os meses de junho e julho. Um informativo com a história e tradição da festa junina foi criado e entregue aos participantes.

Beloni Terezinha da Luz, 68 anos, estava animada com o evento e recepcionou diversos amigos que chegavam para a festa julina. Vinda de Santa Maria (RS), há um ano em busca de emprego, procurou o auxílio do CRAS para alimentação dela e do marido. “Com o auxílio do CRAS Areias hoje tenho muitas alegrias, pois participo de todos os encontros e reuniões, e gosto muito daqui. Se tem estresse, aqui sai”, comentou.

A festa julina do CRAS Areias contou ainda com espaços para o projeto de Geração de Trabalho e Renda Mulheres em Ação, para a Produção em Tecido para o desenvolvimento pessoal. O projeto é desenvolvido pela BPW Florianópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São José e o Centro Universitário Estácio. O curso, que retorna no dia 31 de julho, com aulas as terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, tem toda a renda dos produtos produzidos e vendidos pelos participantes, revertida para a compra de materiais.

Para os adolescentes e jovens, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) estava realizando as inscrições para o ciclo de oficinas e para o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), em parceria com a Prefeitura de São José. As oficinas serão realizadas em agosto e setembro, sempre em dois horários, das 8h até às 12h e das 13h às 17h. Já o PIT ocorre durante 15 dias, e deve acontecer novembro.

Publicidade
COMPARTILHAR