A ação faz parte do Dia D alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, marcado em 28 de julho, além de integrar o calendário da Saúde por meio da Campanha Julho Amarelo, que tem o objetivo de alertar e prevenir a população sobre os riscos das hepatites virais.
A proposta é realizar a testagem para Hepatite B e C ao maior número de pessoas com idade superior a 18 anos. Para possibilitar o acesso às pessoas que trabalham e que não conseguiram realizar o teste na sexta-feira (27/7), a Secretaria de Saúde promoverá atividade extra no sábado (28/7) no Centro de Vigilância em Saúde, no Centro Histórico de São José, das 9h às 17h.
O objetivo da atividade extra no sábado é realizar a abordagem direta de conscientização da população sobre as Hepatites Virais, que provocam inflamação do fígado e podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando a doenças como cirrose, ao câncer de fígado e até a morte.
Para atender a população no sábado, os profissionais da Saúde serão divididos em duas equipes. Uma equipe de enfermeiras e uma assistente social ficará no Centro de Vigilância em Saúde onde os testes rápidos serão realizados.
Já a outra equipe, formada por técnicas de enfermagem e estudantes de Graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera, fará a abordagem entregando material informativo e realizando o convite para os usuários nas ruas do Centro Histórico e na Beira-Mar de São José. “Nosso objetivo é ofertar a testagem ao maior número de pessoas e, desta forma, buscar um diagnóstico precoce da doença”, explica a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni.
Para a prevenção do contágio com o vírus da Hepatite é importante ter cuidados com a higiene, fazer o uso de preservativos durante as relações sexuais e o não compartilhamento de seringas ou materiais perfurocortantes.
Serviço
O quê: Teste rápido para Hepatite B e C
Quando: sexta-feira (27/7), nas Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, e sábado (28), das 9h às 17h, no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Praça Arnoldo de Souza, no Centro Histórico de São José, ao lado da UBS Sede