COLAPSO EM SC
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) confirmou nesta terça-feira (2/3) a transferência de até 16 pacientes de Covid-19 para a rede hospitalar estadual do Espírito Santo, uma vez que há mais de 200 pessoas aguardando vagas em UTI em SC para tratamento da doença do novo coronavírus.
De acordo com a SES, a transferência foi articulada na segunda, quando os secretários estaduais também assinaram uma carta, pelo Conass, pedindo um lockdown nacional para evitar uma tragédia ainda maior.
A ação irá priorizar, neste momento, pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste (HRO) com indicação para transferência para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O transporte será feito de Chapecó nesta terça-feira, 2, para uma unidade hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. A Superintendência de Regulação avalia as condições clínicas dos pacientes para formalizar as transferências.
Aumento de casos
Santa Catarina viveu em fevereiro uma onda avassaladora de aumento de casos, lotando até agora todos os hospitais e aumentando o número de fatalidades pela Covid. Depois de um carnaval com diversos registros de festas com aglomerações, todas as regiões estão em risco máximo para a Covid. No início do mês, a situação já era grave, mas SC ainda tinha leitos e chegou a receber pacientes transferidos do Amazonas, que estava em colapso.
O governo do estado, porém, reluta em admitir regras mais duras para conter de fato a onda de casos, que só nessa segunda foram quase 5 mil novos registros, a maior alta no país no dia. Moisés disse que iria conversar com os órgãos de controle, que pediram lockdown de duas semanas, e conseguiu argumentar que vai esperar os efeitos do “lockdown” de fim de semana para avaliar novas medidas de isolamento.