Pacientes de Santa Catarina começam a ser transferidos para o Espírito Santo

    O primeiro paciente deve chegar ao ES por volta das 14h desta quarta-feira (03/03)

    Com o colapso na saúde, Santa Catarina inicia nesta quarta-feira (03/03) a transferência de pacientes para hospitais no Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que serão dois transportes diários e o primeiro paciente deve chegar ao estado capixaba por volta das 14h. Nesta semana, a SES confirmou a oferta de 16 leitos de UTI na rede hospitalar da região metropolitana de Vitória. No momento, a taxa de ocupação das UTIs do SUS em Santa Catarina é de 95,8%.

    A operação teve início às 7h30, quando o avião Arcanjo 02, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), decolou de Florianópolis para Chapecó. De lá, o primeiro paciente será transferido para o Espírito Santo. As equipes trabalham na triagem de pacientes em condições clínicas para enfrentar a viagem, prevista para durar três horas e meia. De acordo com o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Diogo Bahia Losso, o objetivo é atender prioritariamente pacientes do Oeste internados no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, Hospital São Paulo, de Xanxerê, e Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

    Santa Catarina vive o pior momento da pandemia, com 34.586 casos ativos, como aponta boletim da SES. No total, 681.391 casos já foram confirmados e 7.524 pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Dos 1.572 leitos de UTI do SUS ativos no estado, apenas 66 estão disponíveis e 826 são ocupados por pacientes de Covid-19. Todas as regiões registram ocupação maior que 91%. Na Grande Florianópolis não há vagas para pacientes adultos.

    Publicidade

    O cenário visto em Santa Catarina se repete em outros estados. De acordo com boletim da Fiocruz, em todo o país há um agravamento dos números da pandemia. No caso das UTIs, o Distrito Federal e 18 estados registram taxa de ocupação de leitos superior a 80%.

     

    Publicidade