O governador, Carlos Moisés, se reuniu nesta quarta-feira (10/3) com prefeitos e autoridades de Santa Catarina para avaliar e estabelecer medidas para o enfrentamento da pandemia. Após pressão de entidades comerciais contra um lockdown, a escolha foi por restringir o consumo de bebida alcoólica durante a semana e manter limitação de serviços funcionando aos finais de semana.
A proposta do Governo do Estado, que ainda será publicada em decreto nesta quinta (11), é a proibição de consumo de bebida alcoólica no local de venda das 21h até as 6h, nos dias de semana. Com isso, o governo espera reduzir aglomerações em bares e evitar acidentes de trânsito de pessoas alcoolizadas.
No transporte coletivo haverá limitação de 50% da ocupação do veículo. O funcionamento de casas noturnas, realização de shows, além de qualquer tipo de aglomeração de pessoas continuam proibidos.
“Temos convicção que esta medida contribuirá muito neste momento. É importante destacar que o Estado não impossibilita a tomada de decisão dos gestores municipais, de acordo com a necessidade regional de cada um”, disse Moisés.
Participaram da reunião prefeitos das 21 maiores cidades, de 20 associações de municípios, secretários de Estado e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal. A moderação do debate foi conduzida pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani.