Após receber alerta da Defesa Civil, na noite desta segunda (24/5), a equipe de abordagem social do centro de referência especializado para população em situação de rua (Centro Pop) intensificou as abordagens de rua por conta do frio intenso. O trabalho foi realizado em 22 pontos entre ruas e praças e das 12 pessoas abordadas, duas aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para o abrigo emergencial. Outras nove pessoas foram acolhidas por demanda espontânea.
O abrigo emergencial é aberto nas noites de frio intenso (abaixo de 10ºC) e nesses dias as abordagens e atendimentos são realizados das 19h às 7h. A mesma estrutura de serviço e auxílio oferecida todos os dias no Centro Pop, das 8h às 17h, está disponível para as pessoas que são acolhidas nas noites de inverno. Além de disponibilizar acesso a higiene pessoal e refeições aos usuários, os que aceitam, participam de grupos de conversa, recebem atendimento de assistentes sociais, médicos, psicólogos e de um defensor público.
Segundo o secretário de assistência social, Lédio Coelho, os profissionais do Centro Pop agilizam a obtenção de documentos e promovem ações para que seja feita a reinserção da pessoa à sociedade, reintegrando-a, quando possível, ao ambiente familiar e ao mercado de trabalho. “A abordagem social é uma porta de entrada para reinserção dessa população. Nosso papel é ofertar e orientar sobre os serviços disponíveis”, explica.
Os cidadãos podem solicitar abordagem para pessoas em situação de rua pelos telefones (48) 98854-4443 e (48) 3288-5787. A prefeitura conta ainda com convênio com comunidades terapêuticas, disponibilizando 95 vagas para homens, mulheres, adolescentes e transgêneros.