Com frio intenso, campanha cobertor solidário reforça pedido por doações

Para ajudar famílias vulneráveis ao frio intenso, com neve e chuvas nos últimos dias, a Rede Laço de Voluntariado reforça o pedido por doações para a campanha cobertor solidário. A arrecadação ocorre em todos os municípios do estado até quarta-feira (30/6), em escolas estaduais, unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e unidades do Instituto Geral de Perícias. Os cobertores devem estar higienizados e em boas condições de uso.

A Rede Laço programa ainda para esta semana uma ação de encerramento da campanha cobertor solidário. Em Florianópolis, vai ocorrer um drive-thru para receber doações, inclusive de cobertores que não estão em condições de uso, que podem ser utilizados para aquecer os pets. O ponto de coleta será no Centro Integrado de Cultura (CIC), das 10h às 14h.

Cobertores coloridos enrolados e empilhados, ao fundo uma mulher de preto os arruma. Eles fazem parte da campanha de doação cobertor solidário.Conforme a previsão do tempo Epagri/Ciram, o frio intenso persiste nesta terça-feira (29) em todo o estado. Continua a condição de chuva congelada e neve nos Planaltos Norte e Sul. A temperatura segue baixa em todas as regiões. Segundo a previsão, as mínimas estarão entre -4°C a -6°C, nas áreas altas do Planalto Sul; de 0°C a -3°C no Meio Oeste; e de 5°C a 7°C, no Oeste e Litoral.

Cuidados com o frio

Publicidade

Com as temperaturas baixas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para os cuidados com equipamentos utilizados nos períodos de frio intenso. Neste ano, já foram 16 ocorrências registradas envolvendo fogões à lenha e lareiras, além de outras 33 com aquecedores ou cobertores elétricos. Os dados são da diretoria de segurança contra incêndio.

A orientação para o uso de qualquer tipo de aquecedor é manter o ambiente ventilado, para a renovação do ar e ainda por motivo de risco de morte, já que pode ocorrer asfixia em razão do consumo de oxigênio no local, ou intoxicação com monóxido de carbono. Além disso, não se deve manter o aquecedor elétrico ligado na tomada enquanto toma banho, ou utilizar recipientes com álcool e fogo, tanto pelo risco de incêndio, quanto para queimaduras.

Para o uso de cobertores elétricos, as precauções incluem: verificar se o cobertor não está molhado, dobrado ou perfurado, para evitar danificar a fiação que fica na parte interna, além de não dormir com ele ligado; não acrescentar outros cobertores e demais elementos em cima, para evitar superaquecimento; verificar se o produto possui o selo do Inmetro e ler as instruções antes de usar.

Outras orientações de segurança são manter a instalação de equipamentos longe de cortinas estofados e materiais inflamáveis, não colocar objetos sobre aquecedores, verificar a voltagem, manutenção e limpeza do equipamento, utilizar tela metálica em lareiras e não manusear as lareiras ecológicas com o equipamento quente.

Publicidade