A Receita Federal faz operação, nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/7), para apreender produtos contrabandeados que são remetidos por meio dos Correios. O foco da triagem é na central de distruição em São José.
Até o momento, foram apreendidos mais de 50 celulares, eletrônicos, projetores, vinhos. O valor estimado das apreensões supera 100 mil reais. Além das apreensões, o objetivo, segundo a RF, é identificar novos alvos para serem fiscalizados.
A Receita informa que vem percebendo que remessas pelos Correios são usadas cada vez mais nas práticas de descaminho e contrabando. Assim, montaram estrutura fixa montada nos Correios em São José para acompanhamento. O órgão também informou que a origem das mercadorias irregulares é, com frequência, Joinville, Blumenau e Londrina e que o destino é muito variado, tanto dentro do estado de SC quanto outros estados.
O descaminho é o produto lícito, introduzido no país sem o devido pagamento de imposto. Já o contrabando é a introdução de produto cuja comercialização interna não é permitida.