Frente fria deve avançar em SC derrubando temperatura na terça-feira

    A massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, derrubando bruscamente as temperaturas a partir de terça-feira (27)

    Temperaturas sobem nos próximos dias em SC, mas regiões podem ter geadas - "neve" escrito na neve
    Foto: Mycchel Legnaghi/Agência de notícias São Joaquim on line/Divulgação/CSC

    Santa Catarina pode passar pela massa de ar polar mais fria do inverno deste ano na próxima semana, de acordo com a previsão de meteorologistas da Epagri/Ciram. A frente fria deve derrubar as temperaturas a partir da terça-feira (27/7), com possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto na quinta (29). A previsão é de “frio completo”, com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica), além da possibilidade de geada generalizada em SC.

    A previsão é de que o estado registre temperaturas de 25º a 30º no fim de semana e segunda-feira (26), com elevação da temperatura no Litoral, Vale do Itajaí e Oeste no sábado.

    Com a frente fria que se aproxima, a atuação da onda de frio deve se estabelecer na quarta-feira (28), provocando uma queda brusca das temperaturas a partir de terça, e manter a condição de frio intenso até o fim de semana, além de provocar chuvas e trovoadas isoladas. O tempo estável e frio em todas as regiões deve ter temperaturas mínimas próximas de 0°C e negativas com formação de forte geada nas áreas altas do estado, especialmente do Oeste ao Planalto.

    Publicidade

    O inverno começou com registros de neve em Santa Catarina e o mês de julho teve o frio como marca registrada. A frente fria que se aproxima deve se igualar ou até superar massas registradas em julho de 2000 e de 2013, apontam os modelos meteorológicos de previsão do tempo. Já agosto deve começar com tempo estável e seco, com temperatura em gradativa elevação.

    Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

    Publicidade