Hospital Infantil suspende cirurgias eletivas por um dia

    Ofício destaca iminente falta de insumos essenciais, como luvas, agulhas, cateteres, sondas e cânulas traqueais

    As cirurgias eletivas do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foram suspensas temporariamente nesta quarta-feira (18/8) pelo risco da falta de materiais para a realização dos procedimentos. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a aquisição dos insumos está em processo final de compra e mas que “em momento algum” as cirurgias foram suspensas nesta quinta.

    A suspensão dos procedimentos eletivos (sem caráter de emergência) no Hospital Infantil foi informada em ofício assinado pelo chefe do centro cirúrgico, Felippe Flausino Soares. No documento, ele diz que há iminente falta de insumos essenciais, como luvas, agulhas, cateteres, sondas e cânulas traqueais, e que “o cancelamento permanecerá até o reestabelecimento dos níveis de insumos necessários para manter a segurança dos pacientes”.

    “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que as cirurgias eletivas do Hospital Infantil Joana de Gusmão não foram suspensas em momento algum na unidade nesta quinta-feira, 19, e seguirão sendo feitas normalmente. A pasta está adquirindo os insumos para a manutenção dos procedimentos e o hospital está sendo abastecido”, disse a pasta em nota nesta quinta à tarde.

    Publicidade