PRF localiza em São José galpão com 118 mil maços de cigarros contrabandeados

Policiais rodoviários federais localizaram na noite de quinta-feira (2/9) em São José um galpão com 118 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Os agentes da PRF receberam informações de que um caminhão estaria descarregando mercadorias contrabandeadas em um galpão no bairro Fazenda Santo Antônio. Com a denúncia, os policiais foram ao local e encontraram 226 caixas de cigarros importados.

Um homem de 25 anos ainda tentou fugir em uma VW/Kombi, mas foi impedido pelos policiais do Comando de Operações Especiais (COE). Ele se identificou como proprietário do galpão. Outro homem, de 32 anos, identificado como funcionário, também foi preso.

PRF localiza galpão com mais de meio milhão de reais em cigarros contrabandeados em São José
PRF localizou na Fazenda Santo Antônio um galpão com uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em mais de R$ 500 mil – PRF/Divulgação/CSC
Publicidade

Os dois contrabandistas foram presos e conduzidos à Polícia Federal de Florianópolis, onde vão responder por contrabando. A carga foi lacrada e entregue à Receita Federal. Segundo o Ministério da Fazenda, a carga está avaliada em R$ 590 mil.

Mercado ilegal é maior que o legal em SC

51% dos cigarros consumidos em Santa Catarina em 2020 vieram de mercado ilegal, mostra levantamento recente do Ibope Inteligência/Ipec. A maioria ou é contrabandeada do Paraguai, ou produzida dentro do Brasil por fabricantes que não pagam impostos.

Entretanto, mesmo que ilegais, 64% dos produtos são comprados pelo consumidor final no comércio comum, como bares, mercearias, mercadinhos, bancas de jornal e padarias, indica a pesquisa.

Publicidade