Centros de Reabilitação ampliam atendimento

    O coronavírus trouxe muitos desafios para serem superados, entre eles a recuperação dos pacientes acometidos com a Covid-19 que vai além da alta hospitalar. Muitas pessoas que tiveram complicações e ficaram internadas, voltam para casa com sequelas, que impactam diretamente em sua saúde. Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca o trabalho realizado nos Centros Especializados de Reabilitação (CER II) que atendem a pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva decorrentes de acidentes e doenças, como também com sequelas da Covid-19.

    O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, explicou que o encaminhamento de casos que necessitam de reabilitação é realizado pela Atenção Primária em Saúde. “O paciente que precisa de reabilitação física, mental, intelectual, motora, independentemente da doença ou acidente que levou a isso, deve procurar o posto de saúde. Após avaliação dos sintomas, se for o caso, o médico encaminhará o paciente a um centro de reabilitação. Há cinco no estado que estão atendendo a pleno vapor, e iremos ampliar essa rede, pois identificamos que houve um aumento na demanda devido às sequelas deixadas pela Covid-19 nos pacientes que ficaram internados nos hospitais,”

    Atualmente, Santa Catarina possui cinco Centros Especializados de Reabilitação (CER II). Eles estão localizados em Lages, na Uniplac; em Itajaí, na UNIVALI; em Criciúma, na UNESC; em Blumenau, na FURB; e em Florianópolis, o Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), unidade própria da SES e referência em reabilitação no estado.

    Publicidade