O investimento estrutural no abastecimento da Grande Florianópolis com a ampliação da captação de água no Rio Cubatão está entre as obras mais importantes da Casan para a Operação Verão 2021-2022, com projeção de uma temporada mais robusta em termos de disponibilidade de água nos imóveis.
Com um total de sete bombas e um nova adutora de 1.200mm de diâmetro, a companhia vai dobrar a capacidade de enviar água desse manancial para atender Florianópolis, Biguaçu, Santo Amaro, São José e Palhoça. O novo sistema de captação de água no Rio Cubatão possibilita que o Rio Vargem do Braço (Pilões), mais prejudicado em períodos de estiagem, deixe de ser o principal manancial para abastecimento da Grande Florianópolis.
A companhia também realiza a perfuração de novos poços para Florianópolis: no Rio Vermelho, nos Ingleses e dois no Campeche. Para o sistema Costa Norte, que atende praias como Canasvieiras e Ponta das Canas, a companhia reforçou a distribuição com instalação de uma quinta bomba na estação de tratamento de água dos Ingleses. E para o sistema Costa Leste, que abastece desde o Pântano do Sul até a Barra da Lagoa, foi instalado um novo conjunto motobomba para levar a água da da Lagoa do Peri até os imóveis.
“Desde o final da última temporada a Casan faz reuniões mensais com as agências do litoral para avaliar como foi o atendimento à população e realizar o planejamento para o ano seguinte”, diz a presidente da Casan, a engenheira sanitarista Roberta Maas dos Anjos.
Além do reforço no abastecimento a companhia pede que os moradores avaliem o uso consciente da água, para evitar excessos ou desperdícios, que aumentam a necessidade de captação do recurso nos mananciais.