Você sabe fazer uma ligação restrita, na qual o seu número não aparece na identificação do celular de quem receber a chamada?
Como ligar restrito pode ser um procedimento muito simples, como ditar #31# na frente do número desejado. Para o caso de interurbanos, o procedimento para a ligação sem identificação é digitar “#31# + 0 + código da operadora + DDD + número do telefone”.
Esse procedimento está disponível para a maioria dos números no Brasil, permitido nas operadoras Vivo, Tim, Oi. Porém, em alguns casos esse procedimento ainda pode não funcionar, dependendo do modelo do aparelho.
Na operadora Claro o procedimento para fazer uma ligação restrita e aparecer como “número desconhecido” ou “número particular” deve ocorrer através de um cadastro no aplicativo próprio da empresa.
Já em aparelhos Iphone é possível fazer a configuração de chamada restrita independente da operadora. Basta acessar o menu e ir em ajustes, telefone e na opção “mostrar meu número” alterar a marcação.
+ Códio 0303: Anatel cria número exclusivo para telemarketing
Nos celulares que usam o Android o procedimento para deixar as chamadas restritas é ir em configurações de chamada, configurações adicionais, clicar sobre a ID da chamada e marcar a opção ocultar número.
Já para os casos nos quais os aparelhos não permitem essa configuração de chama restrita, a solução é instalar um aplicativo que permita essa ação. O procedimento, porém, pode deixar informações sensíveis do usuário acessíveis ao aplicativo.
Como bloquear números restritos
No iPhone um dos métodos para bloquear números restritos é ir em Ajustes, depois Permitir ligações de e em Todos os Contatos. Dessa maneira, quando o modo “Não Perturbe” estiver ativa, o telefone só receberam ligações de números da lista de contatos.
No Android há uma opção que permite bloquear ligações de números privados fora da lista de contatos: Configurações, Configurações de Chamada, Rejeitar chamadas ou Bloquear números (depende do fabricante) e Bloquear números desconhecidos (ou opção similar).