Os dados do estado mostram que Santa Catarina terminou 2021 com 5.094.416 pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, o que representa 83% da população vacinável e 70,2% da população total imunizada. O índice resulta no sétimo estado com a melhor cobertura vacinal.
A região da Grande Florianópolis tem 73% da população vacinada com duas doses, conforme o levantamento da Dive, região mais avançada dentro do estado, enquanto a região do Vale do Itapocu tem 67%, mais atrasada. Entre as cidades, a mais avançada é Piratuba, com 116% (com base em estimativa populacional), e a mais atrasada é Calmon, com 27%.
+ Diferença dos sintomas de covid-19 e gripe
Em 2022 a campanha de imunização deve continuar com a aplicação de reforços, especialmente no contexto da variante ômicron infectando muitas pessoas. Alguns grupos já começaram a receber a quarta dose. Por enquanto as crianças não começaram a ser protegidas do vírus, por atraso provocado pelo governo federal, contrário à imunização pediátrica.
Ômicron
Durante essa semana, a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) confirmou a transmissão comunitária da variante do Sars-Cov-2 no estado, com ao menos 58 casos até agora.
Segundo o superintendente de vigilância em saúde da Dive, Eduardo Macário, haverá aumento repentino no número de casos confirmados de Covid-19 nas próximas semanas por conta da ômicron em SC. “A variante Ômicron tem uma capacidade de ser transmitida com maior facilidade em relação às variantes já conhecidas, mas as vacinas em uso no Brasil são capazes de proteger contra as formas graves, hospitalizações e mortes pelo coronavírus. Já para aquelas pessoas que não se vacinaram, ou não completaram o esquema vacinal, com a segunda dose e dose de reforço, o risco de desenvolvimento de formas graves da Covid-19 permanece elevado. Além disso, uma explosão de casos pode provocar uma busca acelerada às unidades de saúde, que precisam estar preparadas para atender a demanda”, salienta Macário.
3,7 mil casos ativos
O Governo do Estado informou que há 3.744 pessoas como casos ativos de Covid em SC até quinta-feira (30). O coronavírus causou 20.183 mortes no estado desde o início da pandemia, com taxa de letalidade em 1,62%.
+ Estado distribui 461 mil testes rápidos de Covid para a temporada
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br