Um ano após rompimento na Lagoa da Conceição, 95% das famílias foram indenizadas

Um ano após rompimento na Lagoa da Conceição, 95% das famílias foram indenizadas
Segundo a companhia maior parte das famílias diretamente atingidas aceitou até agora a indenização - Casan/Divulgação/CSC

Em 25 de janeiro de 2021 o rompimento da lagoa de evapoinfiltração da Casan na Lagoa da Conceição ocasionou em uma enxurrada em residências em duas ruas transversais à Av. das Rendeiras, provocando estragos pessoais e ambientais.

Algumas causas foram apontadas para o acidente: excesso de chuvas no período e lodo “impermeabilizando” o fundo da lagoa artificial, fazendo com que a água não penetrasse mais no solo. Com 3 vezes o volume de chuva do que era esperado para Florianópolis na ocasião (422,3mm de acumulado, quando a média prevista era de 138,6mm) os taludes de areias se romperam e resultaram na enxurrada até à própria Lagoa da Conceição.

Desde então, a Casan desenvolve ações para atendimento aos moradores, recuperação ambiental da região, melhorias e segurança do sistema da estação de tratamento de esgoto que teve o rompimento.

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“Foi um dos momentos mais desafiantes e sensível da Casan, exigindo resposta rápida e cuidado especial com os moradores e com ambiente em que o sistema está inserido. Com apoio de todo quadro funcional da Companhia, desenvolvemos ações emergenciais e um planejamento para a região. Além disso, as constantes conversas com os moradores foram muito importantes para atendê-los e, até mesmo, para compreender e traduzir os anseios da Lagoa da Conceição”, avalia a diretora-presidente Roberta Maas dos Anjos.

Ações emergenciais

Já nas primeiras horas após o acidente a companhia iniciou uma operação para a contenção da lagoa de evapoinfiltração, além de mobilizar seus profissionais, da área operacional e de escritório, para apoio à comunidade. Empresas foram convocadas emergencialmente para retirada de entulhos, areia e lama nos imóveis e na Servidão Manoel Luiz Duarte, o local mais prejudicado. Foi montado um centro de operações na servidão para oferecer apoio social, psicológico, médico e alimentação à população. O local também deu suporte aos trabalhos realizados pela companhia para limpeza inicial das residências e da própria servidão.

construção de muro na areia das dunas onde há a lagoa de evapoinfiltração da casan
Companhia está terminando a construão de um muro para conter a lagoa de evapoinfiltração – Casan/Divulgação/CSC

Muro e melhor tratamento

Para nortear as ações a médio e longo prazo, a companhia desenvolveu o plano de recuperação ambiental da Lagoa da Conceição. Entre as ações está a reconstrução do talude de contenção no local onde as dunas deslizaram. Com formato de muro verde e sete metros de altura, o talude traz maior segurança ao ambiente e aos moradores das proximidades. A contenção que está sendo finalizada utiliza a tecnologia de solo reforçado, e terá vegetação na face externa, para a integração com a paisagem.

Antes de construir o muro, a Casan limpou o fundo da lagoa artificial. A remoção do material feito de lama e areia foi executada por uma draga com objetivo de devolver a capacidade de infiltração natural do terreno.

Outra ação que está sendo executada é a implantação do tratamento terciário na estação de tratamento de esgoto da Lagoa da Conceição, tornando ainda mais completa a depuração do efluente final que é lançado na lagoa de evapoinfiltração. A nova tecnologia de tratamento, com custo acima de R$ 6 milhões, remove elementos como nitrogênio e fósforo.

A Casan ainda atua na fiscalização e diálogo, com o Trato pela Lagoa. Desde fevereiro de 2021, entre 1.817 imóveis inspecionados, 53% apresentaram algum tipo de problema nas ligações de esgoto.

estação de tratamento de esgoto da lagoa terá tratamento terciário
Estação de tratamento de esgoto da Lagoa terá tratamento terciário, além da fiscalização das ligações de esgoto nas residências – Casan/Divulgação/CSC

95% de indenizações

Ainda em janeiro de 21, houve o pagamento emergencial de até R$ 10 mil por família. O objetivo foi auxiliar os moradores no retorno às residências e dar suporte aos que ficaram impossibilitados temporariamente de trabalhar.

Também foi depositando, em cota única, um salário mínimo regional (R$ 1.467,00) a cada adulto atingido, meio salário (R$ 733,50) por adolescente e ¼ (R$ 366,75) por criança, para o ressarcimento de despesas extraordinárias de primeira necessidade. Uma comissão com moradores e profissionais da companhia foi composta para acompanhar o processo.

Após o acidente, em menos de uma semana, foi lançado edital de danos materiais. Depois de conversas com a comissão de moradores, sob acompanhamento da Câmara de Vereadores da Capital, o documento foi revisto e, algumas semanas depois, foi lançado um edital definitivo. De acordo com a companhia, estão concluídos 95% dos processos, quatro restantes estão em negociação. Um novo edital de indenização continua aberto até 28 de novembro.

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