Inaugurada nesta quarta-feira (16/2) a Casa de Apoio do Cepon, que servirá para abrigar pacientes em tratamento contra o câncer e acompanhantes. A solenidade de inauguração foi restrita a autoridades e apoiadores.
A Casa de Apoio do Cepon tem 54 leitos em quartos coletivos e mais nove quartos especiais destinados aos pacientes transplantados de medula óssea, que necessitam de cuidados específicos.
As obras iniciaram no final de fevereiro de 2021 e foram concluídas em dezembro último. Durante o período da reforma também foram adquiridos as camas, colchões, mobiliários, utensílios e eletrodomésticos necessários à ativação completa do térreo e 1° andar.
O imóvel
O imóvel, cedido pelo governo do Estado e datado da década de 70, tem três andares e 1.225m² de área total construída, sendo o pavimento térreo destinado às áreas administrativas, operacionais e o refeitório, e o 1° e 2° pavimentos destinados aos dormitórios. É no Centro de Florianópolis, na Rua General Bittencourt, nº 326.
A Fahece, por meio de projetos de captação de recursos e de doações da sociedade e associações de apoio, realizou a reforma completa na edificação. O prédio foi utilizado como Hospital de Apoio para internação dos pacientes do Cepon até a inauguração do novo hospital, junto ao Complexo Oncológico no bairro Itacorubi, em 2012.
Demanda oncológica
A iniciativa foi motivada pela grande demanda de pacientes oncológicos oriundos de municípios fora da Grande Florianópolis e de pacientes transplantados de medula óssea que precisam de acompanhamento diário e no pós-operatório. Além dos leitos, a edificação comporta áreas de refeição, lavanderia, sala de reuniões e de convivência coletiva, que trarão maior conforto e facilidades aos pacientes e familiares que viajam horas do seu domicílio até o tratamento na capital.
A implantação da Casa de Apoio do Cepon será um marco no tratamento aos pacientes oncológicos do estado de Santa Catarina, oriundos exclusivamente do SUS.