Com diversos bailes de carnaval marcados para ocorrer a partir desta sexta-feira (25/2), a Secretaria de Saúde estadual reforçou pedido de fiscalização aos 295 catarinenses.
Segundo a pasta é necessário que as prefeituras tenham medidas sanitárias para conter a transmissão do coronavírus no estado. Na nota são elencadas 13 medidas gerais para a população e 14 para gestores municipais.
Neste carnaval, cidades como a capital catarinense cancelaram eventos públicos para evitar as enormes aglomerações. Ao mesmo tempo as festas particulares estão liberadas.
O protocolo requer o comprovante de vacinação completa para o público com mais de 18 anos ou apresentação de exame negativo para Covid-19. Ao público de 12 até 17 anos, é necessário o comprovante com ao menos uma dose de vacina ou laudo de exame negativo. Já para as crianças com menos de 12 anos, não é exigido comprovante de vacina ou testagem, desde que acompanhadas de pais ou responsáveis e permaneçam em espaços sem aglomeração, usando máscaras e mantendo o distanciamento.
Para o público em geral a SES recomenda a vacinação completa com reforço, estimular a vacinação no círculo social, usar máscaras e evitar aglomerações.
Nessa quinta (24) a Fiocruz avaliou que o cenário da pandemia no Brasil está melhorando, porém ainda não acabou, dessa forma as medidas de contenção da transmissão do vírus ainda são necessárias.
Testagem contra Covid-19 durante o Carnaval em Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis seguirá realizando testagem contra Covid-19 durante o feriadão de Carnaval. A ação ocorrerá como habitualmente aos fins de semana, e dias de semana, sempre das 8h30 às 16h30.
Sábado, domingo e segunda (26 a 28/2):
– Unidade Móvel junto à UPA Norte
– Unidade Móvel junto à UPA Sul
– Unidade Móvel junto à UPA Continente.
– Na segunda: CTD Norte (Centro de Saúde Canasvieiras), Sul (Ressacada), Centro (Passarela Nego Quirido) e Continente (Lamuf Estreito).
Terça-feira e quarta-feira (1 e 2/3):
– Unidade Móvel junto à UPA Norte
– Unidade Móvel junto à UPA Sul
– Unidade Móvel junto à UPA Continente
– CTD Norte (Centro de Saúde Canasvieiras, no Auditório), Sul (Ressacada), Centro (Passarela Nego Quirido) e Continente (Lamuf Estreito).