A prefeitura de São José realiza uma ação de repressão à criminalidade na região do bairro Campinas, verificando se há moradores de rua com mandados de prisão em aberto e recolhendo os fios de cobre e outros materiais metálicos que encontram.
Segundo a prefeitura nos últimos dois meses foram identificadas e conduzidas para a delegacia cerca de 20 pessoas com mandados de prisão em aberto, além de 52 prisões em flagrantes.
Conforme relata a comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, a chamada Operação Saturação tem dado resultado. “Esta operação visa preservar a ordem, e os números expressivos que obtivemos desde o início das ações demonstram que temos obtido êxito no combate à criminalidade, minimizando as ações criminosas, principalmente as de menor potencial ofensivo, como pequenos furtos, que são os principais delitos cometidos nesta região”, disse a comandante.
Nesse domingo (6/3), os agentes da GMSJ abordaram pessoas em situação de rua no entorno da Via Expressa, em um local onde é comum haver lixo espalhado e fogueiras. Foram retidos materiais metálicos sem procedência comprovada – não havia flagrante de furto. O que provavelmente ocorreria é que os fios seriam queimados para retirada da borracha e revenda nos ferros-velhos.