IFSC e UFSC articulam vestibular unificado em 2023

    Avaliação do instituto é que Sisu não está trazendo resultados satisfatórios

    Representantes do IFSC deram início à articulação de uma parceria com a UFSC para realização de vestibular unificado a partir de 2023. Desde 2018, o IFSC adota exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso nos cursos superiores, e, com o acordo, um percentual de vagas nesse nível de ensino voltará a ter seleção via vestibular.

    De acordo com Giselli Dandolini Bonassa, do Departamento de Ingresso (Deing), a retomada do vestibular vem sendo cogitada pelo IFSC há algum tempo e é bastante demandada pelos câmpus, já que a entrada via Sisu traz resultados pouco satisfatórios. Um dos problemas é que o sistema unificado muitas vezes não atende às necessidades dos arranjos produtivos locais, já que pessoas provenientes de outras cidades ou estados dificilmente se fixam nos municípios do IFSC após a conclusão dos estudos. Outro problema é a dificuldade de preenchimento das vagas. “No Sisu 2022.1, que está em finalização, já se pode confirmar mais de 300 vagas ociosas que devem ir direto para vagas remanescentes”, justifica Giselli.

    Segundo o IFSC, porém, não há perspectiva de que o Sisu seja deixado de lado totalmente descartado. Até agora já está definido que o vestibular unificado será lançado via edital único das duas instituições, com mesmo calendário de provas.

    Publicidade
    COMPARTILHAR